Município de Anadia

Rota pela Floresta

Data |

24 de Abril a 1 de Junho de 2018

Entidades envolvidas |

– Centro Escolar de Arcos
– Centro Escolar de Paredes do Bairro
– Centro Escolar de Sangalhos
– EB1 da Moita
– EB1 de Aguim
– EB de Vilarinho do Bairro
– Escola Básica e Secundária de Anadia
– APPACDM de Anadia
– Colégio Nossa Senhora da Assunção
– Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada

Mapa |

Breve descrição |

Todas as escolas envolvidas participaram numa atividade de plantação ou passaram por um espaço florestal, onde, durante a visita, foi abordada a importância das árvores no tecido florestal e no meio urbano.
O Centro Escolar de Arcos recebeu os testemunhos das mãos dos alunos da EB1 da Moita no Museu do Vinho, para onde os alunos se dirigiram em caminhada.
A entrega dos testemunhos à Escola Básica e Secundária de Anadia pelos alunos do Centro Escolar de Arcos, teve lugar no Ecoparque de Anadia onde decorreu uma ação de plantação. Esta atividade de plantação de árvores contou com a participação de cerca de 150 alunos, empenhados em contribuir para uma reabilitação daquele espaço,24480m2 de espaço verde.
Por sua vez, os alunos da Escola Básica e Secundária de Anadia, em passagem pelo parque do Olho de Aguim, plantaram um jovem freixo junto à lagoa, tendo entregado os testemunhos à EB1 de Aguim.
Os alunos do Centro Escolar de Paredes do Bairro, passaram a ser os novos portadores dos testemunhos, após os alunos da EB1 de Aguim terem feito uma breve visita ao Parque da Curia.
Em seguida, a entrega dos testemunhos à Escola Básica de Vilarinho do Bairro, pelos alunos do Centro Escolar de Paredes do Bairro, decorreu após a visita à Lagoa de Chipar.
Os alunos da Escola Básica de Vilarinho do Bairro, fizeram uma ação de plantação junto à Lagoa do Paúl em Ancas, entregando depois os testemunhos ao Centro Escolar de Sangalhos.
De Sangalhos, os testemunhos passaram para as mãos da APPACDM de Anadia, tendo juntos plantado diversas árvores e preparado sementeiras para o ano seguinte.
Com a passagem dos alunos do Colégio Nossa Senhora da Assunção pelo Monte Crasto, foi feita uma nova abordagem da importância dos núcleos verdes em meio urbano, procedendo-se depois à entrega dos testemunhos à Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada, na Estação Vitivinícola de Anadia.
Por fim, no decorrer da inauguração da 3ª Feira do Ambiente “Anadia+Verde”, os testemunhos foram entregues à Sra. Presidente da Câmara Municipal, sendo esta ação comemorada e assinalada com o hastear da bandeira assinada pelos intervenientes da Rota.

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

“Compromissos:
Fazer campanhas de divulgação de boas práticas ambientais e envolver a comunidade educativa em projetos de preservação dos recursos naturais.

Sugestões:
Desenvolver ações que promovam o desenvolvimento da consciência cívica a par do respeito pelo outro e pelo ambiente.
Promover atividades que incentivem a comunidade a adotar um estilo de vida saudável e sustentável.
Sensibilizar a população em geral para agir de forma a promover a sustentabilidade dos ecossistemas e da floresta em particular.”

EB1 da Moita

“Compromissos:
Nós comprometemo-nos a separar todo o lixo, não deixar lixo no chão, nas ruas, na floresta ou em qualquer ambiente natural ou artificial onde estejamos.
Comprometemo-nos a divulgar esta mensagem para que todos sigam o nosso exemplo.

Sugestões:
Na escola vamos colocar o lixo no ecoponto correto e se virmos lixo no chão vamos apanhá-lo e pôr no caixote certo.
Vamos falar, vamos cantar, vamos gritar, vamos mostrar, vamos dar o exemplo, vamos ensinar toda a comunidade a apanhar, a reutilizar, a separar o lixo.
Vamos limpar a floresta e cuidar dela como se fosse a nossa casa.”

Centro Escolar de Arcos

“Compromissos:
Comprometemo-nos a reduzir o gasto de papel
Comprometemo-nos a identificar todas as árvores no espaço da escola e a plantar novas plantas no lugar das que morreram.

Sugestões:
Plantar um pequeno bosque, na escola, com árvores autóctones e cuidar.
Sensibilizar a população escolar para a proteção da floresta.
Sensibilizar a população para a exploração e preservação da floresta.”

Escola Básica e Secundária de Anadia

“Compromissos:
Comprometemo-nos a cuidar e preservar a nossa horta e o nosso jardim
Comprometemo-nos a envolver os nossos pais e familiares na seleção e separação dos resíduos.

Sugestões:
Sensibilizar a União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro para uma maior atenção e cuidado com a zona verde envolvente da Lagoa de Aguim.”

EB1 de Aguim

“Compromissos:
Comprometemo-nos a reutilizar diversos materiais (pneus, garrafas, caixotes, ..) no embelezamento do jardim da nossa escola.
Comprometemo-nos a tratar e a cuidar da nossa horta.

Sugestões:
Sensibilizar as famílias para o uso do compostor, do oleão, do pilhão e para a recolha dos outros resíduos, tais como lâmpadas, tampas, papel e plástico, que podem trazer para o nosso ecoponto.”

Centro Escolar de Paredes do Bairro

“Compromissos:
Estimar, enriquecer e preservar o espaço exterior da nossa escola.
Comprometemo-nos a não deixar lixo no chão e coloca-lo nos ecopontos corretos.
Comprometemo-nos a implementar a compostagem.

Sugestões:
Fornecer à escola ecopontos em número suficiente para permitir a separação de resíduos.
Dar continuidade à ação de limpeza no Parque da Curia, com intervenção das escolas do Concelho.
Fazer uma intervenção do espaço do Monte Crasto, mas preservando a flora existente.”

Escola Básica de Vilarinho do Bairro

“Compromissos:
Não colher ou estragar plantas na floresta ou em qualquer espaço verde, principalmente espécies protegidas.
Ao terminar os piqueniques não abandonar os lixos, recolher e depositar nos locais e contentores próprios. Deixar a floresta como a encontrei. Não me esquecer que ela é de todos!
Identificar, catalogar e construir um herbáceo de, pelo menos, 25 plantas /flores silvestres existentes no Concelho de Anadia.

Sugestões:
Criação de parques de lazer e reserva de espécies autóctones impedindo a danificação das árvores.
Promover campanhas de requalificação da floresta, através da plantação de árvores.
Promover ações de sensibilização/esclarecimento (Bombeiros/Proteção Civil etc) relativas às obrigações de gestão de combustíveis nos terrenos florestais e rurais no que respeita à prevenção dos fogos florestais e às responsabilidades dos proprietários de terrenos perto de aglomerados populacionais e, principalmente, em estabelecimentos de ensino.”

Centro Escolar de Sangalhos

“Compromissos:
Cumprir com o nosso dever na proteção da floresta.
Ter um papel ativo na reflorestação da mata.

Sugestões:
Revitalizar o Monte Crasto com atividades como limpeza da mata, realização de um percurso pedestre com informação sobre as plantas e as árvores ali existentes. Melhoramento da área de merendas, realização da Feira do Ambiente naquele local.
Fazer um parque sensorial com elementos da floresta.”

APPACDM de Anadia

“Compromissos:
Reutilizar diversos materiais (pneus, embalagens, garrafões,..) no embelezamento do Colégio e na elaboração de ecopontos.
Comprometemo-nos a não deixar lixo no chão e coloca-lo nos ecopontos corretos.
Comprometemo-nos a divulgar esta mensagem para que todos sigam o nosso exemplo.

Sugestões:
Plantar um pequeno bosque na escola.
Promover atividades à comunidade escolar que incentivem a adotar um estilo de vida saudável e sustentável.
Sensibilizar as famílias para a reciclagem.”

Colégio Nossa Senhora da Assunção

“Compromissos:
Comprometemo-nos a reciclar materiais, como garrafas, papel, embalagens e colocar nos respetivos ecopontos.
Comprometemo-nos a não poluir o ambiente, não deitando lixo para o chão, utilizando transportes ambientalmente sustentáveis.
Comprometemo-nos a não destruir a floresta e o espaço verde da nossa Escola.

Sugestões:
Criação de mais espaços de lazer, aproveitando os parques existentes, por exemplo, o Parque dos Carvalhais.”

Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada

“Compromissos:
Aumentar os espaços verdes.
Diversificar e aumentar o estrato arbóreo.
Realizar a manutenção e limpeza dos espaços verdes.
Renovar a frota municipal com aquisição de viaturas mais ecológicas (híbridas e elétricas).”

Município de Anadia

Momentos |

 

 

 

Ecos |

Avaliação |

Recorreu-se a questionários como forma de avaliação da atividade. Como resultado desta avaliação, foram obtidos os seguintes resultados: No geral, a atividade foi classificada como “Com muito interesse”, correspondendo às expectativas e tendo os alunos mostrado interesse no tema e na atividade.

Apoios |

Não tem.