Município de Albufeira

Rota pela Floresta

Data |

9, 16, 23 e 26 de Abril de 2018

Entidades envolvidas |

– EB1 Paderne
– EB1 Sesmarias

Mapa |

Breve descrição |

Alunos do 1º ciclo tiveram a oportunidade de realizar um percurso pedestre, acompanhado por Técnicos da DAHUEV e da Divisão da Cultura, pelo Sítio da Ribeira de Quarteira (Paderne). Desta forma os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a diversidade de fauna e flora do local bem como o seu Património Cultural. O percurso contemplou o açude, a ponte do castelo, o castelo de Paderne,  visita à estação da biodiversidade do Sítio da Ribeira de Quarteira onde foi possível identificar os elementos biológicos presentes nesta área, incluída na Rede Natura 2000.

Ao longo do percurso foram focados aspetos ligados à floresta, tais como a importância da floresta, principais funções e produtos florestais, causas e consequências dos incêndios florestais e sua prevenção.

Sugestões e compromissos |

“Não deitar lixo na floresta.”

“Não deitar cigarros.”

“Não cortar árvores.”

“Plantar árvores na escola.”

“Poupar papel, reciclar e reutilizar.”

EB1 de Paderne - 3º e 4º Ano

“Não cortar árvores.”

“Não fazer fogueiras na floresta.”

“Respeitar os animais.”

“Dizer aos adultos para não deitarem cigarros para o chão.”

“Limpar o pasto à volta das casas.”

“Não arrancar plantas.”

Escola Básica 1 das Semarias

“Não deitar lixo para o chão.”

“Plantar mais árvores.”

“Não pisar as plantas, nem cortar as árvores.”

“Reciclar os materiais.”

“Não icendiar a floresta.”

EB1 de Paderne - 4º ano

“Não fazer fogueiras.”

“Não deitar lixo para o chão.“

“Limpar a mata à volta das casas.”

“Não fazer mal aos animais.”

“Plantar árvores.”

“Não estragar as árvores.”

EB1 de Paderne - 3º ano

Momentos |

 

 

 

Ecos |

Avaliação |

Os objetivos que se pretendiam alcançar foram atingidos. Houve grande envolvimento por parte das escolas, professores e alunos. Para além da sensibilização para a questão da temática da preservação e valorização da floresta foi dado grande enfoque à necessidade de proteção dos ecossistemas envolventes alertando para a importância da fauna e da flora.

Apoios |

Não tem.