Em Gouveia, durante a semana de 20 a 27 de novembro, decorreu a Rota pela Floresta que aproveitou para celebrar no dia 23, o Dia da Floresta Autóctone.
Esta iniciativa consistiu num percurso duma sementeira de espécies autóctenes à região de Gouveia – Carvalho negral e Catanheiro. O tabuleiro com a sementeira percorreu assim algumas Eco-Escolas do concelho, sendo que, de acordo com o circuito pré definido pela Autarquia, o tabuleiro circula de escola em escola. Eis o percurso da sementeira em tabuleiro:

20-11-2017 – Casa do Povo de Vila Nova de Tazem
21-11-2017 – Escola Básica de Vila Nova de Tazem (Agrupamento de Escolas de Gouveia)
22-11-2017 – Escola Básica de Gouveia (Agrupamento de Escolas de Gouveia)
23-11-2017 – Jardim de Infância de Gouveia
24-11-2017 – Fundação “A Nossa Casa” (Patronato)
27-11-2017- Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG)

Com esta ação pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar para o flagelo dos incêndios florestais e para a necessidade de se promover a sementeira de árvores que posteriormente serão plantadas em áreas públicas ardidas, nomeadamente no Curral do Negro.

A Rota pela Floresta terminou com a entrega dos testemunhos, Bandeira Eco Escolas, pá e pergaminho, ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, com a inscrição dos compromissos que cada Eco-Escola assumiu para o presente ano letivo.

No decorrer da Rota pela Floresta, o Município de Gouveia celebrou ainda no dia 23 de novembro, o “Dia da Floresta Autóctone” e promoveu a participação das suas Eco-Escolas na ação internacional “Global Action Days – iniciativa da FEE internacional.

Veja a notícia completa aqui.

Algumas fotografias da semana.