Município de Torres Novas

Rota pela Floresta

Data |
30 de novembro de 2017

Entidades envolvidas na Rota pela Floresta |
– Escola Básica Dr. António Chora Barroso
– Escola Básica de Manuel de Figueiredo
– Escola Básica e Secundária de Artur Gonçalves
– Escola Secundária de Maria Lamas
– Escola Profissional de Torres Novas
– Jardim de Infância do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta
– Colégio Andrade Corvo

Breve descrição |
No dia 30 de novembro de 2017, procedeu-se à plantação de pinheiros e sobreiros num terreno perto da zona industrial de Torres Novas. Este terreno já tinha sido alvo de intervenção no ano passado, com a plantação de pinheiros feita por alunos das Eco-Escolas. Este ano, o terreno foi limpo e foram plantados pinheiros, para substituir os que entretanto tinham secado, e sobreiros, para evitar a monocultura e porque no terreno já existiam sobreiros. A plantação foi feita por cerca de 150 alunos que frequentam as Eco-Escolas do Município de Torres Novas, com o apoio dos seus professores e funcionários do Município. Esta iniciativa, inserida na Rota pela Floresta, também teve como objetivo celebrar a semana da reflorestação nacional, no âmbito da iniciativa Plantar Portugal. Após a plantação das árvores foi pedido aos alunos que apresentassem propostas e compromissos para a proteção e gestão sustentável dos ecossistemas no nosso concelho.

Mapa |

Sugestões e compromissos |
Pergaminho preenchido pelos participantes na Rota:

“Para o aquecimento global travar, mais árvores vamos plantar!”

Escola Básica Manuel de Figueiredo

“Acabar definitivamente com a vergonha e crime ambiental da poluição na ribeira da boa água e Rio Almonda. Respeite seres vivos e suas formas de vida!”

Escola Secundária Maria Lamas

“Prometemos cuidar e preservar as plantas e promover hábitos saudáveis e de preservação da Natureza e toda a comunidade escolar”.

Colégio Andrade Corvo

Sugestões e compromissos |
Pergaminho preenchido pelos participantes na Rota:

Vamos ajudar a replantar para o universo melhorar.
Vamos Plantar Portugal e tonar a floresta especial”.

Escola EB 2,3 António Chora Barroso

“Se bem queres viver, ajuda o planeta a crescer. Vamos cuidar das árvores!!!”

Escola EB 2,3/Sec. Artur Gonçalves

“Reduzir para equilibrar; reutilizar para renovar; reciclar para regenerar; reparar para rentabilizar; quatro R’s a não esquecer para ver a natureza viver!”

Escola Profissional de Torres Novas

“Cuidar/preservar o ambiente dando continuidade a todas as tarefas que como Eco-Escola ao longo dos anos temos realizado. Vigilantes do ambiente, recolha de tampinhas, patrulha energia, patrulha fugas de água, etc…

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas

Momentos |

Ecos |

Avaliação |
Não foi feita avaliação formal da atividade. Contudo, pode-se observar no dia que os alunos que participaram na atividade estavam motivados para a plantação e para a temática, talvez devido a este ter sido um ano muito marcado por incêndios em Portugal e por este já ser o segundo ano em que se procede à plantação de árvores neste terreno. Os alunos puderam ver o desenvolvimento das árvores que foram plantadas por eles o ano passado e proceder à plantação de mais árvores.  

Apoios |
Os apoios para esta atividade foram do Município de Torres Novas e da ABAE.