Município de Sesimbra

Rota pela Floresta

Data |

23 de Março de 2018

Entidades envolvidas |

– Junta Freguesia Santiago
– Externato Santa Joana
– EB Sesimbra
– EB 2/3 Navegador Rodrigues Soromenho
– Junta Freguesia do Castelo
– Escola Secundária Sampaio
– Cercizimbra
– EB Castelo
– EB Sampaio
– Colégio Educa a Brincar
– Tom da Terra
– Herdade da Mesquita
– Junta de Freguesia da Quinta do Conde
– Jardim Infância Pinhal do General
– Escola Básica Integrada da Boa Água
– EB1 JI Pinhal do General
– EB n.º 2 da Quinta do Conde
– EBI/JI da Quinta do Conde
– EB1/JI Casal do Sapo
– JI da Quinta do Conde – Rochinho
– JI EB n.º 3 da Quinta do Conde
– EB1/JI Aldeia do Meco
– EB1/JI Aiana de Cima
– JI Alfarim
– EB Alfarim
– EB Azoia
– Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena

Mapa |

Breve descrição |

Um grupo de 10 participantes, composto por alunos, professores e entidades parceiras do projeto, representando todas as Eco-Escolas do concelho, percorrerá de bicicleta um itinerário constituído por todas as Eco-Escolas e áreas de relevância ambiental do Município.

O Grupo irá a cada uma das atuais Eco-Escolas onde entregará algumas bolotas de sobreiro que a Escola plantará num recipiente com terra (terá de ser a Escola a fornecer o mesmo) e assinará um pergaminho com o seu testemunho sobre a Floresta. Quando as bolotas germinarem serão plantadas em caldeiras vazias dos passeios.

As entidades convidadas a colaborar com a Rota, plantarão uma espécie autóctone da Arrábida em zonas verdes e protegidas do Concelho: Jardim de Sesimbra (Freguesia de Santiago), Parque da Liberdade em Santana (Freguesia do Castelo), Parque da Vila (Freguesia da Quinta do Conde) e Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena.

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

 

 

 

 

 

Sugestões e compromissos |

“É urgente promover a consciência e a Educação Ambiental, a todos os setores da sociedade, com atividades diversas que motivem a comunidade para comportamentos e atitudes ambientalmente sustentáveis”

Junta de Freguesia de Santiago

“A escola vai proteger as plantas, as árvores e demais seres vivos”

EB Sesimbra

“Nós vamos ser super-heróis protetores da Floresta!”

Externato Santa Joana

“A Floresta é habitat de inúmeros seres vivos e fonte de riqueza e bem estar do homem. Protege a Floresta!”

EB 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho

“A Rota pela Floresta é a Rota pela Vida. Respeitando a Floresta, respeitamos a nossa vida e a dos outros! Viva a Floresta!”

Junta de Freguesia do Castelo

“A Cercizimbra acredita num futuro sustentável com e pelas nossas crianças e adultos. Comprometemo-nos a apoiar, fazer e acreditar nos valores do projeto Eco-Escolas!!! Por todos nós!!! Somos natureza…”

Cerizimbra

“Somos todos o que respiramos. Somos todos Floresta. Vamos proteger as nossas árvores e os nossos ecossistemas. Vamos todos, professores, alunos e toda a comunidade educativa, proteger os nossos espaços verdes.”

Escola Secundária de Sampaio

“A Floresta é fundamental para a vida na Terra. Sem floresta o ar que respiramos não é renovado. Vamos proteger a floresta e defender/conservar as árvores na nossa escola”.

Escola Básica do Castelo

“Comprometemo-nos a proteger a gestão sustentável dos ecossistemas do nosso concelho. Pretendemos cumprir o programa Eco-Escolas.”

EB Sampaio

“A floresta vamos limpar, para melhor respirar. As plantas autóctones queremos conhecer, para melhor as proteger. A floresta gostamos de cuidar e sempre a iremos respeitar. É assim que pretendemos ajudar.”

Colégio Educa a Brincar

“A floresta vamos proteger”

Escola Tom da Terra

“Vamos proteger a Floresta”

Casa da Mesquita

“Se a floresta estiver cheia de lixo, temos que o apanhar! Se a floresta não tiver árvores temos que plantar novas!”

Jardim de Infância do Pinhal do General

“Eu gosto de árvores porque dão abrigo aos animais”.

EB nº 2 da Quinta do Conde

“Se cada um de nós se preocupar com um bocadinho desta Terra e se juntarmos os bocadinhos todos, este será decerto um mundo melhor para se viver. A Boa Água trata do seu bocadinho”

EB da Boa Água

“A natureza é o nosso lar, a Quinta do Conde a nossa casa. Todos juntos vamos preservar o Ambiente, garantir o nosso futuro, a sustentabilidade do Planeta!”

EBI da Quinta do Conde

“A nossa escola compromete-se a defender a floresta e todos os ecossistemas a ela ligados”

EB1/JI do Pinhal do General

“A nossa escola protege a natureza”

EB1/JI n.º 3 da Quinta do Conde

“A nossa escola compromete-se a proteger a Floresta. A Floresta é vida para as pessoas, animais e plantas. E as árvores dão-nos oxigénio e servem para dar alimentos para os animais e as plantas”

JI da Quinta do Conde Roxinho

“Por um Planeta sustentável e uma sociedade esclarecida, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde aderiu na primeira oportunidade e apoia substantivamente o projeto Eco-Escolas”

Junta de Freguesia da Quinta do Conde

“Na nossa escola estamos todos envolvidos na proteção do meio ambiente do nosso concelho. Contem connosco!!!”

EB1/JI do Casal do Sapo

“Na nossa escola estamos todos envolvidos e empenhados em tornar o Mundo mais ecológico. Contem com a nossa iniciativa. Trabalhamos para um amanhã melhor!”

EB Aiana

“Na nossa escola estamos todos empenhados em tornar o mundo melhor”

EB Aldeia do Meco

“A escola da Azoia está a envolver os alunos em diversos projetos relacionados com a proteção do ambiente e dos recursos naturais da Terra, para vivermos todos num Planeta melhor”

EB Azoia

“A nossa escola compromete-se a continuar a sensibilizar a comunidade para a preservação da nossa floresta.”

EB Alfarim

“O nosso Jardim de Infância compromete-se a continuar a motivar e sensibilizar a comunidade educativa para a preservação da floresta”

JI Alfarim

“A SPEA vê a floresta como um ecossistema natural, rico em biodiversidade e fornecedor de serviços essenciais às populações”

JI Alfarim

“A SPEA vê a floresta como um ecossistema natural, rico em biodiversidade e fornecedor de serviços essenciais às populações”

SPEA – Sociedade Portuguesa Estudo das Aves

“Cada dia compete-nos a nós(todos) preservar a floresta o nosso espaço, aquilo onde nos integramos. Continuamos empenhados e queremos todos connosco no preservar “o verde”

Proteção Civil de Sesimbra

“O ambiente, em moldes globais e a floresta em particular…é tarefa de todos/as porque é usufruindo por todos/as. Mas a cada cidadão/cidadã, às instituições, às escolas, empresas e autarquias…são corresponsáveis pela qualidade de vida de todos nós e em especial pela gestão sustentável no nosso Município de Sesimbra”

Presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra

“Pensar globalmente e agir localmente, envolvendo o maior número de cidadãos e cidadãs, agentes e intervenientes do concelho e do nosso País, no desafio de mitigar a nossa pegada ecológica e a nossa atividade humana, com vista a alterar o paradigma do nosso impacto sobre o ecossistema e fortalecer a nossa capacidade de adaptação às alterações climáticas, é uma tarefa transversal e quotidiana que conduz ao nosso bem estar e qualidade de vida. Assim, é nosso objetivo, no presente mandato dinamizar o Pacto dos Autarcas para o clima e a energia, um movimento amplo de todo Portugal e Europa, com vista à redução de emissão de CO2”

Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra

Momentos |

 

 

 

Ecos |

Avaliação |

O principal objetivo desta primeira edição da Rota, neste formato, foi o de alertar para os direitos, deveres e responsabilidades de cada um dos intervenientes, na proteção da Floresta do Município e no País. Apesar de não termos implementado um método de avaliação, consideramos que este objetivo a que nos propusemos foi amplamente atingido.

Apoios |

Não tem.